quinta-feira, maio 29, 2008

Lições Bíblicas - 10f

É certo que ninguém cumpre perfeitamente nenhum dos mandamentos do Senhor. Esse triste fato é consequência da corrupção total do ser humano. João afirma: "Se dissermos que não ternos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós"- 1Jo 1.8. Leia-se também Tg 3.2 e 8; Rm 7.14-25.

Mas, pela misericórdia de Deus somos salvos pela Sua graça, apesar de nossos pecados. Como vimos na lição sobre santificação, aquele que é nascido de novo, e por isso está salvo, está salvo também da escravidão do pecado, isto é, peca mas não continua no pecado: arrepende-se, abandona-o, confessa-o a Deus e a esse respeito afirma ainda João: "Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" (1Jo 1. 9).

Pode alguém lembrar-se de cada preceito ou lei contida na Lei do Senhor? Certamente não, mas não precisamos conhecer decor a Lei e lembrar-nos de cada texto a cada vez que somos tentados; o que precisamos é conhecer os princípios éticos contidos nos mandamentos, tê-los no coração, e então estaremos preparados para resistir a toda tentação.

Os imutáveis princípios éticos. Podemos enunciá-los com poucas palavras:

1. Todos tem o direito e o dever de trabalhar e descansar, e pelo trabalho construtivo prover os bens materiais de que necessita para si e para sua família. Leia Sl 128.1-2.

2. Respeitar a todos os seres humanos, a começar pelos próprios pais, honrando-os, e as autoridades constituídas na sociedade humana. Leia 1Tm 2.1-2.

3. Respeitar, proteger e defender a vida de toda pessoa, bem como a sua integridade física e moral, pela prática do bem e da não-violência.

4. Ser puro e limpo de coração, preservar o corpo de toda impureza relacionada com sexo fora do casamento instituído por Deus.

5. Respeitar os bens alheios ou coletivos, sendo honesto em todos os negócios, usando unicamente o trabalho produtivo para adquirir os bens de que necessite.

6. Respeitar, amar, defender e dizer sempre a verdade.

7. Estar plenamente satisfeitos com o que somos e o que temos.

Jesus Cristo nos dá um critério que reúne todos os princípios éticos, com base no amor: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós" - Mt 7.12. Se a cada momento em nossa vida pusermos em prática este ensino, obedeceremos realmente a Lei do Senhor.

quinta-feira, maio 15, 2008

Lições Bíblicas - 10e

O 5o mandamento ensina o respeito, não só aos pais, mas também aos superiores, aos subalternos e aos iguais. Leia-se Ef 6.1, 5 e 9; Rm 12.10; 13.1; Ef 5.21-22. Proíbe fazermos qualquer coisa contra a honra dos pais, das autoridades e do próximo em geral. Lembra-nos, o apóstolo Paulo, que este é "o primeiro mandamento com promessa" de longa vida e prosperidade àqueles que o guardam.

O 6o mandamento ensina o dever de defender e preservar a própria vida e a do próximo. Leia-se Ef 5.29; Mt 10.23; Sl 82.3-4; 1Rs 18.4. Proíbe tirar a própria vida ou a do próximo, e fazer tudo aquilo que possa concorrer para isso. É mandamento contra toda espécie de violência - Mt 5.21-22.

O 7o mandamento exige a preservação da própria castidade e pureza pessoal, bem como a de qualquer pessoa - no coração, nas palavras e na conduta. Leia-se Mt 5.28, 1Ts 4.4-5; 1Co 6.10; 7.2; Ef 4.29; 5.11-12; Cl 4.6. Proíbe toda forma de impureza por pensamentos, palavras e atos; proíbe igualmente o adultério, a prostituição, o homossexualismo e todo pecado relacionado com o sexo. Leia-se 1Co 5.9-11; 6.10-11, 15-16, 18-19; Ef5.3-5. Não é um mandamento contra o uso do sexo, pois este foi criado por Deus, mas contra todo uso incorreto ou impuro dele. Para conseguir-se isso, necessário se faz praticar-se a constante higiene mental- "...Tudo o que é puro... nisso pensai"- Fp 4.8 e Mt 5.8: "bem aventurados os limpos de coração".

O 8o mandamento ensina o respeito pelo bem alheio e, juntamente com o 4o mandamento, mostra que é pelo trabalho honesto e produtivo que haveremos de conseguir os bens materiais necessários. Leia-se 2Ts 3.10-12; Pv 20.4; 24.33-34; 27.23; Ef 4.28; Lv 25.35; Fp 2.4; assim, proíbe toda espécie de desonestidade: o furto, o roubo, o assalto, o contrabando, o peculato, o estelionato, a falsificação, a sonegação de impostos, etc. Leia-se ainda Pv 21.6 e 2Ts 3.7-10; Habacuque 2.9 - "ai daquele que ajunta bens mal adquiridos".

O 9o mandamento exige a promoção e a manutenção da verdade entre os homens e a manutenção de nossa reputação e a do próximo, especialmente quando somos chamados a dar testemunho” sobre alguém, ensina-nos o Catecismo presbiteriano. Leia-se Zc 8.16; At 25.10; Pv 14.5 e 25; Mt 5.37. Proíbe toda forma de inverdade ou palavra que seja prejudicial à verdade, ou injuriosa, tanto à reputação nossa como a do nosso próximo: a mentira, a meia-verdade dolosa, a hipocrisia, o fingimento, etc. Leia Pv 19.5; 6.16-19; Lc 3.14; Sl 15.3; Mt 6.16; Gn 20.2-3, 12.

O 10° mandamento ensina e “exige pleno contentamento com a nossa condição", isto é, que estejamos satisfeitos com o que somos e com o que é legitimamente nosso. Leia-se Hb 13.5, 1Tm 6.8. Não proíbe que desejemos melhorar a nós mesmos e nossas condições de vida, mas proíbe o descontentamento, "a inveja ou pesar à vista da prosperidade do próximo e toda tendência e afeições desordenadas a alguma coisa que lhe pertença". Cobiça é o desejo compulsivo, que leva à inveja. Leia-se 1Co 10.5-10; Rm 12.16; 1Tm 6.8-10; G15.26 e Cl 3.5.

quinta-feira, maio 08, 2008

Lições Bíblicas - 10d

Sábado ou Domingo?

Por que o mandamento fala em sábado e nós guardamos o domingo?

O Senhor faz questão absoluta da observação do sábado, como vemos em Ez 20.10-24 e 22.26. Porém, nós guardamos o domingo. Por isso os adventistas nos acusam de desobedecer o mandamento e conseguem confundir muitos cristãos e levá-los para sua igreja.

Na realidade nós guardamos o sábado, o 4° mandamento.

"Sábado" - shabbath no Hebraico - não é apenas o nome de um determinado dia da semana, embora tenha passado a ser em nosso calendário. A palavra sábado significa "descanso" e é o significado da palavra que tem importância no mandamento. Seria melhor compreendido o texto em português se os tradutores tivessem traduzido literalmente a palavra "shabbath" por "descanso". Ex 20.8 deveria ser traduzido assim: "Lembra-te do dia do descanso para o santificar".

O que o mandamento determina é que cada um de nós trabalhe durante 6 dias e depois descanse um, e esse será um dia de santificação.

O que acontece

Jesus Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana hebraica e não no sétimo. Desde então os cristãos passaram a se reunir "no 1° dia da semana". Cristo apareceu pela primeira vez aos apóstolos reunidos, no primeiro dia da semana (Jo 20.19); tomou a aparecer a eles no primeiro dia da semana - "oito dias depois"- (Jo 20.26). Paulo passou sete dias, uma semana inteira, com os cristãos em Troas - At 20.6; portanto, passou com eles um dia de sábado do calendário judaico, mas foi "no 1° dia da semana" que todos se reuniram para realizar o culto e celebrar a Ceia do Senhor - "ajuntando-se os discípulos para partir o pão", como afirma o v. 7. Em 1Co 16.1-2, quando Paulo instruiu os cristãos de Corinto sobre a coleta destinada a socorrer os cristãos empobrecidos de Jerusalém, escreveu: "No l° dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar"; não era "por de parte no 1 ° dia da semana" e somente no sétimo dia, reunidos, levantarem a coleta - isso não teria sentido- mas o fato é que eles continuavam guardando o primeiro dia da semana, em comemoração semanal da ressurreição do Senhor, como fazemos até hoje. Tudo o que está prescrito por Deus com referência ao "sábado", ao "descanso" semanal, precisamos observar cuidadosamente no 1 ° dia da semana, pois este passou a ser o "sábado", o "descanso" dos cristãos. Nos seis dias anteriores estaremos trabalhando, estudando e fazendo toda a obra necessária.

Não temos que fazer como os judeus não-cristãos continuaram e continuam fazendo até hoje - e os adventistas os acompanham - guardando supersticiosamente e até com fanatismo o sábado marcado no calendário; mas guardá-lo na nova compreensão que nos foi dada por Cristo.

Nosso "sábado" se dá no domingo ("dia do Senhor") e deve continuar sendo religiosamente observado, com inteligência, para ser um "sinal entre Deus e nós" - Ez 20.12.

Precisamos trabalhar seis dias e descansar um. E nesse dia do "descanso" fazer tudo visando a santificação pessoal e coletiva.

Resta uma questão: quando um cristão, por causa de sua profissão e emprego, tem obrigação de trabalhar no domingo, como faz? Ele tem que ter um outro dia da semana para ser o seu sábado individual.

Há trabalhos que não podem cessar no domingo, nem no sábado do calendário: atendimento médico, policiamento, serviço dos bombeiros, usinas elétricas, e até o trabalho de certas indústrias; altos-fornos das siderúrgicas não podem ser desaquecidos nem um dia da semana; as comunicações telefônicas, os transportes e outras serviços públicos. O cristão, por ser cristão, não pode negar-se a prestar o seu serviço, especialmente quando é um serviço essencial para o bem da comunidade, tornando-se um privilegiado,quando outros estarão trabalhando para ele.

É conveniente e necessário que o povo de Deus tenha o seu dia de descanso coletivo, e se reúna na Casa do Senhor para o serviço do culto, ensino e evangelização. Foi sempre assim.

O cristão que for abrigado a trabalhar no domingo terá grandes dificuldades para guardar sozinho o seu "sábado" em outro dia, mas para seu próprio bem ele precisa faze-lo.

Convém fazer uma observação sobre a posição incoerente dos adventistas, que se negam a trabalhar no sábado judaico, que é deles também. Não trabalham no sábado, mas usufruem do trabalho dos outros.

Nos hospitais adventistas o trabalho é feito também aos sábados. Desse modo eles reconhecem que há trabalhos que não podem cessar, mas rejeitam o fato de que os cristãos dos tempos apostólicos passaram a se reunir no primeiro dia da semana, e afirmam que o domingo foi instituído pelo imperador Constantino, quando se tomou cristão. Realmente, Constantino decretou que o dia do descanso no Império Romano passaria a ser o primeiro dia da semana judaica, mas o fez exatamente para apoiar e não para contrariar os cristãos, pois estes sempre, desde os tempos dos apóstolos, observavam o "shabbath" (descanso) no primeiro dia da semana, o "dia do Senhor". Ele também se tornara cristão.